Psicopedagoga Institucional e Clínica - Fernanda Bengezen: 4 dicas para lidar com a birra de crianças em público

segunda-feira, 4 de março de 2013

4 dicas para lidar com a birra de crianças em público

4 dicas para lidar com a birra de crianças em público

O que fazer quando os filhos resolvem fazer escândalo em shoppings, supermercados e outros locais movimentados





A cena não é incomum: após um desejo negado, a criança faz um show particular com direito a gritos e lágrimas. Falar mais alto, dar bronca ou ignorar, o que é melhor? Muitos pais ficam sem saber como agir nesses casos. Com a ajuda da psicopedagoga Fernanda Bengezen, de São Paulo, listamos quatro dicas para evitar situações desagradáveis com os filhos na frente de muitas pessoas.


Seja firme

Mostrar autoridade é um dos passos mais importantes para adquirir respeito da criança. "Os pais devem ser firmes, mesmo que ela fique brava", indica a psicopedagoga. E nada de voltar atrás por vergonha de quem está ao redor. "Se a criança entender que com birra ela consegue tudo, será mais difícil mudar esse quadro", avisa Fernanda. 

Explique o que foi feito

Depois do escândalo controlado, procure mostrar os motivos da bronca e por que a criança ficará de castigo. "Tente conversar com ela, falar no que ela errou", sugere a especialista. Com isso, será mais fácil para que ela aprenda que aquela conduta não poderá ser repetida.

Converse em casa
Antes de sair, procure explicar o que pode ou não ser feito em lugares públicos. Se ela fizer escândalo mesmo assim, não deixe que imponha sua vontade. "Tudo já foi explicado e combinado antes", ressalta a psicopedagoga. O melhor é não dar tanta atenção à birra e mostrar para a criança que não adianta o quanto grite, sua vontade não será atendida.

Dê exemplos
Brigar no trânsito ou falar alto e agressivamente com outras pessoas pode trazer reflexos negativos para os filhos. "Os pais são espelhos. Se eles fazem, a chance do comportamento ser repetido é maior", aponta a especialista.

Fonte: Bem Simples

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitantes recentes