NeuroPsicopedagoga Fernanda Bengezen: Eneagrama - Teste da Personalidade

domingo, 1 de abril de 2012

Eneagrama - Teste da Personalidade


Antes de fazer o teste é interessante entender o que é Eneagrama, portanto vou tentar explicar da maneira mais simples possível. Vale frisar que "O Eneagrama é uma ferramenta de diagnóstico, de autoconhecimento, não uma entidade".

Visualizando o símbolo acima entendemos que é um símbolo formado por nove linhas (óbvio né?) e elas se ligam dentro de um círculo ou circunferência, como preferirem. É enumerado de 1 a 9 onde as linhas tocam o círculo, como vemos na figura. 

De acordo com o eneagrama temos 9 paixões ou fixações e todos nós temos um pouco de cada uma delas, o que acontece é que nós desenvolvemos algumas mais do que os outros, como se fosse uma "espada", a famosa defesa. Isso acaba por criar os nossos vícios e o lado negativo e/ou positivo. 

Enfim, é um sistema de análise de comportamento que nos permite  ter uma percepção sobre o ser humano.

É bem interessante, mas é uma avaliação de modo geral. Para realizar o seu teste acesse: http://www.fredport.com/TESTENEA1/tstenea2.htm

Para entender o resultado, leia os números com maior total. Por exemplo, no meu teste apareceu  a maior quantidade de pontos para o "Centro ativo" o nº 8, para o "Hemisfério esquerdo" o nº 7 e para o "hemisfério direito" o nº 2. Assim, eu sou os 3 números. 


RESULTADO DA TOTALIZAÇÃO

Abaixo estão os totais das suas respostas para cada um dos E-tipos. Aquele com maior total pode ser seu número no Eneagrama. Clicando no número você abrirá uma janela com a descrição mas esta janela some.

UM = 1 - Centro ativo
DOIS = 4 - Hemisfério esquerdo
TRÊS = 0 - Hemisfério esquerdo

QUATRO = 1 - Hemisfério esquerdo
CINCO = 0 - Hemisfério direito

SEIS = 2 - Hemisfério direito

SETE = 3 - Hemisfério direito
OITO = 4 - Centro ativo

NOVE = 0 - Centro ativo

É possível que o teste tenha mostrado um número com maior total em cada centro:

Centro ativo: 1,8 e 9;
Hemisfério esquerdo: 5,6 e 7;
Hemisfério direito: 2, 3 e 4.

Meu teste!!! 

Eneagrama-8

Resolveu encarar, vai à luta! parabéns! Você pode ser um "tipo" 8 no Eneagrama. Leia a breve descrição abaixo e veja se ela "toca" você. Este teste é apenas uma possibilidade, uma orientação. Usar o Eneagrama para autodesenvolvimento é tarefa pessoal e intransferível.

Fortes, confrontadores, obstinados e firmes, os 8 têm paixão pelo excesso, pela intensidade de todo tipo de estímulo. Buscam sempre "adrenalina". São geralmente pessoas rebeldes, mandonas, protetoras, dogmáticas e radicais. Assumem o controle de tudo que fazem, desde as coisas mais banais, até as mais significativas. Aparentemente agressivas, são normalmente inconscientes de sua força, pois se consideram apenas diretas e objetivas e intensas.

Estão sempre desafiando os outros pois só sentem-se suficientemente vivos com estímulos excessivos, evitando a interioridade. Pessoas que enfrentam sua franqueza com evasivas, desculpas ou "mentirinhas" serão prontamente confrontadas, são alvos. Os 8 exigem a verdade. Manifestam-se abertamente e dizem sempre o que pensam. Possuem uma ética muito pessoal envolvendo justiça, verdade e integridade que os leva a ideia de "a meu favor ou contra mim". Sua reação às situações é imediata.

A maioria dos 8 se irrita facilmente. As pessoas podem se surpreender ao descobrir que, terminada a discussão, a raiva é esquecida, geralmente não é remoída. Defendem e agem pelos "oprimidos", em geral, exageradamente. Sensibilidade é fraqueza, sua reação, para com aqueles que consideram fracos, é o desprezo e a raiva.

Se, dentro da normalidade, o 4 pode ser percebido como masoquista, o 8 pode sê-lo como sádico.

Além de não se preocuparem pelo que os outros pensam, aparentemente, sentem-se no direito de terem prazer, "doa a quem doer". Não entendem bem o "receber", sentem que precisam "tomar" para conseguir o que querem. Para os 8 também é muito difícil pedir, assim, quando o fazem, sai forte e parece exigência.

Podem ser bons líderes, cuidando com firmeza dos seus interesses, e dos interesses do grupo. 
A maioria deles, sente que está constantemente contendo sua energia e evitando que suas emoções sobrecarreguem os outros e eles mesmos.

Eneagrama-7

Genial, só podia dar certo, parabéns! Você pode ser um "tipo" 7 no Eneagrama. Leia a breve descrição abaixo e veja se ela "toca" você. Este teste é apenas uma possibilidade, uma orientação. Usar o Eneagrama para autodesenvolvimento é tarefa pessoal e intransferível.
Otimistas, alegres, os 7 são "gulosos", divertem-se compulsivamente. São pessoas que tendem a ser enérgicas, encantadoras e imaginativas. Orientados para o trabalho, assumem muitos compromissos ao mesmo tempo e têm dificuldade em completá-los. Enquanto o 3 e o 1 planejam e são persuasivos, os 7 são mais manipuladores.

Oferecem sonhos como realidade, é a ideia que se tem daqueles que podem ser considerados "levemente" charlatões. Limites serão definidos pelo conjunto de valores aceito por eles.

Entediam-se ou saciam-se facilmente com as coisas. Inventar e iniciar algum tipo de atividade que envolva outras pessoas, é muito divertido para eles. Uma vez que sua imaginação seja estimulada, já estão satisfeitos. Se um projeto parece com chances de falhar, partem facilmente para outro. Os 7 têm também dificuldade para lidar com o sofrimento e procuram sempre uma maneira de ajudar e minimizá-lo.

Analíticos e intelectualmente estimulantes, têm impressão que seu estoque de pensamentos é inexaurível e dão valor a este fato. Sentem-se capazes de resolver qualquer coisa em que ponham as mãos, se acham o máximo. 

Veem a si mesmas como pessoas confiáveis, mesmo podendo ter segundas ou terceiras intenções, devido à quantidade de seus interesses. Confiam nos outros e que as coisas darão certo para eles. Refletem muito pouco sobre o que os outros pensam e, assim, ficam transparentes, podendo ser considerados presunçosos e arrogantes em suas demonstrações de bem estar. Para eles, entusiasmo e abandono é a constante. Uma das suas dificuldades é tornarem-se "adultos", parar de evitar as coisas mais sérias e estáveis da vida.

Eneagrama-2

Parece que já se conhece bem, parabéns! Você pode ser um "tipo" 2 no Eneagrama. Leia a breve descrição abaixo e veja se ela "toca" você. Este teste é apenas uma possibilidade, uma orientação. Usar o Eneagrama para autodesenvolvimento é tarefa pessoal e intransferível.

Sedutores, prestativos, generosos, os 2 são amigáveis, confiantes e normalmente úteis. Oferecem graciosamente, não apenas seu tempo e energia como seus bens materiais. Parecem não ter necessidade de nada. Independentes e capazes, adoram atender as necessidades dos outros. Um presente de um 2 será sempre cuidadosamente escolhido para agradar quem o recebe. Os 2 podem sentir-se menosprezados se ajudam alguém que não nota ou não retribui. Nesses casos expressam um grau de raiva ou emoção que surpreende os outros. Adulam os que gratificam seu orgulho, apenas aqueles que parecem dignos de serem seduzidos, podem desprezar os que não consideram dignos.

Como o 3 e o 4, seu senso de "ser" está no que os outros veem e avaliam. Sua percepção de si mesmo gravita em torno da autoimagem. O 2, em geral, procura ser tão bom a ponto de não precisar competir. Sua competitividade não é tão visível como no 8. Suas habilidades e recursos estão, normalmente, disponíveis e a serviço de outras pessoas.
Os 2 desenvolvem uma requintada sensibilidade para perceber os estados de espírito daqueles que desejam agradar. Para satisfazer as necessidades alheias, conseguem ser o tipo de pessoa que os outros gostariam de conhecer. Apesar de não estarem sendo realmente falsos, comportam-se diferentemente com cada pessoa.

Muitos possuem capacidade de "mergulhar" nas atividades que gostam, quase como se estivessem em "transe".

A mente do 2 se sente mais à vontade para lidar com a vida cotidiana e relações humanas. São pessoas bastante sugestionáveis e exibem uma enorme capacidade de abnegação. Normalmente as pessoas do tipo 2 não se consideram orgulhosas porém, observando sua aparente ausência de necessidades...





Para saber mais sobre ele, acesse o site: http://www.fredport.com/enea.htm

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...