Psicopedagoga Institucional e Clínica - Fernanda Bengezen: Por que Mudar é Tão Difícil?

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Por que Mudar é Tão Difícil?

Por que Mudar é Tão Difícil?

O resistir muitas vezes é mais fácil do que enfrentar o novo, já que não causa danos e estamos acostumados.


Por Fernanda Bengezen
 
Por que Mudar é tão Difícil?
Devido à economia globalizada as Organizações sofreram muitas mudanças e o Mercado de Trabalho passou a exigir cada vez mais delas e como consequência, as Organizações passaram a exigir cada vez mais de seus profissionais. O que muitas vezes acontece é a inadaptação das Organizações e dos profissionais, os quais não as aceitam. E por que mudar é tão difícil? 

Podemos dizer que o simples fato de ter medo de não conseguir, de errar, de fracassar, de ter medo do desconhecido, muitas vezes é o que faz as pessoas resistirem às mudanças, afinal o “manter-se” seguro não exige esforços, mas para a Organização isso também é um problema, pois é mais um complicador que precisará vencer.


O resistir muitas vezes é mais fácil do que enfrentar o novo, já que não causa danos e estamos acostumados, mas vale lembrar que ser inovador é um fator diferencial para o atual Mercado de trabalho. Como dizia Piaget, “necessitamos acomodar novos esquemas para assimilarmos e internalizarmos novas estruturas para prosseguirmos nosso caminho de aprendizagem.”

Para as Organizações a primeira dica para vencer as tão temidas mudanças, é ter em mente que o funcionário não é uma apenas uma mão-de-obra, o qual tem obrigações, mas sim que o funcionário seja parte da organização, cresça junto dela e esteja sempre motivado, pois é assim que uma organização se mantém nos dias de hoje, humanizando o ambiente.

Outra dica para conseguir sobreviver nesse mercado atual, a empresa precisa estar aberta às mudanças, além de estar atenta aos talentos que estão dentro da própria empresa, torná-los colaboradores para não serem futuros concorrentes.

Talvez o maior erro do ser humano seja atribuir às causas externas os resultados insatisfatórios, é preciso analisar quais são os fatores que prejudicam o bom funcionamento do colaborador na organização, utilizando-se de um planejamento pedagógico e do bom relacionamento interpessoal.

Enfim, é importante entender que a organização e os colaboradores devem trabalhar em equipe para ambos crescerem, ter iniciativa faz muita diferença e fazer o que se deve fazer, também. Tenha sempre em mente, todos precisam se adaptar às mudanças e para isso é preciso aceitá-las, pois mudança é questão de sobrevivência.

Publicado no site Empregos.com: http://carreiras.empregos.com.br/carreira/administracao/ge/sucesso/artigos/porque-mudar-e-tao-dificil.shtm

1 comentários:

psicfabi@gmail.com disse...

Oi Fernanda!

Gostei muito do seu artigo, lúcido, coerente e de acordo com o que eu penso.

Também acredito na desburocratização e na humanização das organizações. Já existem algumas neste patamar, felizmente, as tops que acreditam na valorização do capital humano.

Abraço,
Fabiana Sanches
Psicóloga Organizacional

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitantes recentes